Posts em Destaque

Calendário Vacinal 2018: O que mudou?

28/02/2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

05/02/2018

Please reload

Categorias
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Google Places Social Icon
  • Google+ Social Icon

Meu filho precisa mesmo tomar a vacina de Meningite B?

 

Neste texto, vamos explicar tudo o que vocês precisam saber sobre a meningite, como proteger nossos pequenos e porque a vacina de meningite B é importante!

 

#1 - O que é Meningite?

 

Meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro, chamadas de meninges. Pode ser provocada por causas não infecciosas ou por infecções por vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. As meningites bacterianas e virais são as mais conhecidas tanto pela maior quantidade de casos quanto pela gravidade da doença. Recentemente esse assunto voltou à tona após o falecimento do filho da cantora Eyshla decorrente de uma meningite viral.

No Brasil a meningite é uma doença endêmica, ou seja durante todo o ano são registrados alguns casos com a ocorrência ocasional de surtos. 

 

#2 - Existe um época do ano em que é mais frequente?

 

As meningites bacterianas são mais frequentes no inverno e as virais no verão.

 

#3 - Como a meningite é transmitida?

 

A transmissão ocorre pelo contato com secreções da boca e nariz de uma pessoa doente. Mas apenas os contatos próximos estão em risco: pessoas que moram na mesma casa, dormem no mesmo quarto, colegas de classe. Além desses, qualquer pessoa que tiver contato direito com a secreção de boca e nariz de um indivíduo doente também corre o risco de contrair a doença. 

Para esses casos de contato com meningite bacteriana, existe um medicamento que deve ser tomado para evitar o adoecimento. Procure imediatamente um médico!

 

#4 - Se o SUS já fornece a vacina contra Meningite C, por que meu filho deve tomar a vacina de Meningite B?

 

Existem vários tipos de bactérias potencialmente causadoras de meningite, entre elas, as principais são: Neisseria meningitidis (tipos A, B, C, W, Y), Streptococcus pneumoniae (com 16 sorotipos responsáveis por 90% das doenças graves), Mycobacterium tuberculosis e Haemophilus influenzae (6 sorotipos: a, b, c, d, e, f).

O calendário vacinal do SUS fornece uma ampla proteção contra as doenças graves. A meningite pelo Streptococcus pneumoniae é coberta pela vacina Pneumo 10. As crianças são protegidas pela BCG da doença grave provocada pela Mycobacterium tuberculosis e protegidas pela Pentavalente da doença grave provocada pelo Haemophilus influenzae tipo b

A vacina Meningocócica C protege contra a meningite provoca pela  Neisseria meningitidis do tipo C. A vacina de Meningo C foi introduzida no calendário básico de vacinação em 2010, época em que a maioria dos casos de meningite no país eram provocados por esse tipo de bactéria. 

Após a introdução da vacina contra meningite C, ocorreu uma redução significativa do número de casos de meningites provocados pelo tipo C e atualmente a  Neisseria meningitidis tipo B é o maior responsável por doenças meningocócicas em crianças menores de 5 anos no Brasil. Esse fato justifica a necessidade da aplicação da vacina em todas as crianças a partir de 2 meses de idade.

 

#5 - Quantas doses da vacina meu filho tem que tomar?

 

O número de doses da vacina depende da idade da criança no início da vacinação. 

-Primeira dose antes dos 5 meses: Deverá tomar três doses com intervalo de 2 meses entre elas (normalmente aos 3, 5 e 7 meses de vida), mais um reforço entre 12 e 15 meses de idade. 

- Primeira dose entre 6 e 11 meses: Duas doses com intervalo de 2 meses entre elas mais um reforço no segundo ano de vida

- Primeira dose entre 1 e 10 anos: Duas doses com intervalo de 2 meses entre elas. Não é necessário reforço.

- Primeira dose após os 11 anos: Duas doses com intervalo de 1 mês entre elas. Não é necessário reforço.

 

 

 

 

Fontes:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/meningites

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/conheca-as-vacinas-oferecidas-pelo-sus

Uptodate: Bacterial meningitis in children older than one month: Clinical features and diagnosis

Informe técnico 25/05/2015 - Vacina menin