• Dra Tânia Cavalho

ATENÇÃO: Nova recomendação para a vacina contra Dengue


A vacina contra Dengue foi aprovada para uso no Brasil em dezembro de 2015. O Objetivo da Dengvaxia é prevenir contra a Dengue dos tipos 1, 2, 3 e 4, com a proteção assegurada após 3 doses, que devem ser tomadas com intervalo de no mínimo 6 meses entre elas. É uma vacina composta por vírus vivo atenuado e inicialmente foi liberada para uso para todas as pessoas entre 9 e 45 anos de idade.

No Brasil, apenas o Estado do Paraná ofereceu a vacina de dengue na rede Pública de Saúde. No restante do país ela está disponível apenas em clínicas privadas de vacinação.

O fabricante da Dengvaxia, Sanofi-Aventis, divulgou o resultado de um estudo clínico que aponta que pessoas que receberam a vacina e nunca tiveram Dengue, possuem maior chance de desenvolverem complicações graves e serem hospitalizadas se forem infectadas pela primeira vez após a vacinação. Comparativamente com pessoas que também nunca tiveram dengue e não foram vacinadas houve aumento no número de hospitalizações e de dengue severa nos que receberam a vacina.

Por isso em 29 de novembro de 2017 a ANVISA divulgou uma nota recomendando que PESSOAS QUE NUNCA TIVERAM DENGUE NÃO DEVEM SER VACINADAS. Nesta mesma nota a ANVISA esclarece que o resultado do estudo ainda não é conclusivo e que a vacina até o momento se mostrou benéfica para prevenir complicações no grupo de pessoas que já tiveram Dengue.

Se esses dados se confirmarem a Dengvaxia falhou gravemente no seu objetivo de proteger a população já que uma parte dos que receberam a vacina estariam mais susceptíveis à complicações pelo simples fato de serem vacinados.

Diante disso ficam algumas dúvidas:

- E agora, o que fazer com quem tomou a vacina e nunca teve Dengue?

- Por que liberar uma vacina que não é segura para a população?

- Quem irá se responsabilizar pelas possíveis complicações causadas pela vacinação?

Até agora o que podemos fazer é esperar a conclusão deste estudo e torcer para que no resultado final a vacina seja considerada segura para todos os que já receberam!

Fontes:

- http://www.sanofi.com.br/l/br/pt/layout.jsp?cnt=47D6436E-D8BF-43DF-A141-AE04F4DE6392

- Nota Informativa: Vacina de Dengue, Dengvaxia - ANVISA 29/11/2017

#dengue #vacinadengue #vacinação2017 #vacina

122 visualizações

Telefones de contato:

       Mirim Consultório Pediátrico

(031) 2510-2011

(031) 97111-1767

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon