• Dra Tânia Cavalho

Doença Mão - Pé - Boca

A Doença Mão - Pé - Boca é uma infecção comum na infância, principalmente em menores de 10 anos de idade, causada por vários tipos de vírus do gênero Enterovirus. Como toda doença viral é facilmente transmitida pelo contato de pessoa-pessoa e também por contato com superfícies contaminadas com algum tipo de secreção de um indivíduo doente.

A doença é caracterizada inicialmente por febre baixa, tosse, redução do apetite, dor na barriga e no corpo, evoluindo após cerca de 2 a 3 dias com surgimento de vesículas na boca, língua e garganta. Na maioria das vezes também surgem vesículas e pequenas pápulas nas mãos e pés e até mesmo na área de fraldas. As lesões são dolorosas e podem aumentar formando "machucados" que normalmente se resolvem espontaneamente após 1 semana do início.

Para prevenir a doença, medidas de higiene são fundamentais:

- Não deixe que pessoas beijem o rostinho das crianças

- Higienizar os brinquedos quando forem usados por outras crianças: lavar com água e sabão e depois deixar de molho em uma solução com 1 colher de Hipoclorito de Sódio para cada Litro de água.

- Lavar as mãos com frequência.

O diagnóstico é feito pelo Pediatra que definirá qual a melhor conduta a ser tomada de acordo com cada criança.

- A Guide to Clinical Management and Public Health Response for Hand, Foot and Mouth Disease (HFMD)

- Dynamed: Hand-foot-and-mouth disease

- Tratado de Pediatria - Nelson 18ª edição