• Dra Tânia Cavalho

Você sabe o que é Escarlatina?

A Escarlatina é uma infecção das vias respiratórias, causada por uma bactéria: Streptococco beta hemolítico do grupo A.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre por contato direto com secreção de alguma pessoa contaminada, ou seja, é facilmente transmitida em escolas, shoppings e outros ambientes fechados.

Tive contato com uma pessoa doente, até quanto tempo posso apresentar a doença?

A doença pode se manifestar de 2 a 7 dias após o contato com uma pessoa com Escarlatina.

Por quanto tempo a doença é transmitida?, Quando meu filho pode voltar à escola?

A pessoa infectada para de transmitir a doença, em geral 24 a 48 horas após o início do tratamento com antibiótico

Quais são os sintomas da Escarlatina?

A Escarlatina se inicia com febre, língua esbranquiçada, amigdalite, dor abdominal e vômitos, evoluindo com manchas vermelhas na pele, inicialmente na região das bochechas, com palidez ao redor da boca. Depois as manchas vermelhas surgem nas pregas de cotovelos, joelhos, virilha, atingem todo o corpo e a pele assume textura semelhante a uma lixa. Após cerca de 4 dias, evoluiu com descamação da pele, semelhante a uma queimadura solar leve. Na boca, a língua esbranquiçada evoluiu para a “língua em framboesa” que é a língua muito vermelha, com as papilas gustativas edemaciadas, semelhante aos gominhos da fruta.

Qual o tratamento?

A Escarlatina precisa de diagnóstico preciso e tratamento com antibiótico, por isso, em caso de suspeita da doença, procure o seu pediatra.

Pediatria Ambulatorial 5ª edição

Nelson Tratado de Pediatria 18ª Edição