• André Botinha

5 dicas para evitar acidentes com crianças na festa junina!


Parararará…rararará! Parararará…rararará! Olha a cobra!!! É mentira! Mas, a possibilidade de acidentes nesta, que é das mais típicas e gostosas festas mineiras, não é!

Veja alguns cuidados lembrados pela ONG Criança Segura para só incendiar o arraiá de alegria!

#1. Soltar balão, além de muito perigoso, é crime!

No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental (de acordo com o artigo 42 da Lei 9605/98), punível com pena de até três anos de detenção e o pagamento de multa. Essa prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grandes proporções em matas e até mesmo bairros ou, ainda, acidentes com aeronaves tribuladas.

#2. Cuidado com as comidas e bebidas quentes Do momento do preparo até a hora de servir, tome cuidado com alimentos e bebidas quentes. Não deixe as crianças brincarem na cozinha enquanto prepara as comidas típicas da festa.

Lembre-se sempre de deixar o cabo das panelas virado para dentro do fogão e, se possível, não use toalhas compridas nas mesas onde os alimentos ficarão.

Crianças são muito curiosas e, ao tentarem ver o que há em uma panela no fogo ou ao se apoiarem nas toalhas de mesa, podem derrubar alimentos quentes e causar graves queimaduras.

#3. Atenção com as fogueiras Nesse tempo frio, nada mais gostoso do que uma fogueira para esquentar a festa toda! Mas, preste muita atenção nas crianças. Não as deixe chegar perto da fogueira desacompanhadas.

Além disso, deixe materiais inflamáveis, como álcool, fósforo e bombinhas longe do alcance dos pequenos e do fogo.

#4. Nunca deixe as crianças soltarem fogos de artifício Não permita que as crianças fiquem perto de onde irá ocorrer a queima de fogos de artifício e nunca as deixe soltá-los!! Esse tipo de material é muito perigoso e só deve ser manipulado por profissionais.

#5. Oriente as crianças a terem cuidado com bombinhas e estalinhos

Ensine as crianças como elas podem brincar de forma segura com bombinhas e estalinhos, evitando estourá-los perto de outras pessoas ou de objetos que podem se quebrar e soltar estilhaços, como garrafas de vidro e latas de refrigerantes.

Explique às crianças que elas não devem carregar esse tipo de objeto nos bolsos, pois eles podem acidentalmente acender ou explodir, provocando uma queimadura grave. Avise-as, também, para não brincarem com bombinhas e estalinhos perto de fogo nem de objetos ou líquidos inflamáveis.

Fontes:

1. ONG Criança Segura: 5 dicas para evitar acidentes com crianças nas festas juninas

2. Crédito de imagem: Dicas na Web


394 visualizações

Telefones de contato:

       Mirim Consultório Pediátrico

(031) 2510-2011

(031) 97111-1767

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon