• Dra. Tânia Antunes Carvalho

Vou voltar ao trabalho, e agora?


O retorno ao trabalho é um momento de angústia para toda a família. Começando pela difícil decisão entre deixar na escola ou com algum cuidador. As duas opções devem ser avaliadas e individualizadas de acordo com a rotina de cada casa pois ambas possuem vantagens e desvantagens. Converse com seu pediatra para ajudá-los na melhor escolha!

Outra grande dificuldade ao retornar ao trabalho está na alimentação do bebê. O ideal seria que as mães retornassem ao trabalho apenas quando a criança tiver 6 meses de idade, pois durante esse período é recomendado que o bebê mame apenas o leite materno. Infelizmente no Brasil apenas as funcionárias de empresas que fazem parte do projeto Empresa Cidadã possuem 6 meses de licença maternidade, a grande maioria das mulheres possuem apenas 4 meses de licença.

Confira agora algumas dicas sobre o que fazer com a alimentação de acordo com cada criança:

1- Bebês de 4 meses em aleitamento materno exclusivo:

A mãe pode ordenhar o leite e deixar estoque na geladeira para que o bebê continue recebendo apenas o leite materno administrado na mamadeira ou no copinho pelo cuidador ou na escola. Essa é sem dúvida a melhor opção.

Veja a seguir como armazenar o leite materno!

  • Se a mãe não conseguir ordenhar o leite existem duas opções:

a) Administrar a fórmula infantil de primeiro semestre enquanto a mãe estiver ausente e manter o leite materno quando mãe presente,

ou

b) Introduzir a alimentação complementar mantendo o aleitamento materno quando a mãe estiver presente. A Sociedade Brasileira de pediatria recomenda iniciar a alimentação complementar apenas aos 6 meses de idade. A decisão de iniciar os alimentos antes do 6 meses depende da habilidade de cada criança e deve ser tomada em conjunto com o pediatra.

2- Bebê de 4 meses em uso de fórmula infantil:

O recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria é que a criança receba apenas a fórmula infantil até o sexto mês de vida, porém algumas famílias decidem junto com o pediatra iniciar a alimentação complementar aos 4 meses de idade, de acordo com a habilidade motora de cada criança.

3- Bebê de 6 meses em aleitamento materno exclusivo:

Iniciar alimentação complementar com frutas e papa principal, e manter o aleitamento materno quando a mãe estiver presente, em livre demanda. Oferecer leite materno ordenhado quando mãe ausente.

4- Bebê de 6 meses em uso de fórmula infantil:

Iniciar alimentação complementar com frutas e papa principal e manter a fórmula infantil.

A conservação do leite materno é uma dúvida frequente entre as mães. Vamos falar agora, tudo que você precisa saber:

# Como conservar o leite materno ordenhado?

  • Tipos de frascos:

O leite materno ordenhado deve ser armazenado em potes de vidro incolor, com tampa de plástico, (o café solúvel possui essa embalagem). Existem também sacos plásticos específicos para esse fim à venda em farmácias. Os saquinhos são estéreis e não são reutilizáveis.

  • Como higienizar o vidro?:

Lavar com água e sabão. Ferver o vidro e a tampa por 15 minutos. Depois deixá-los secar sobre uma toalha limpa e então tampar o frasco sem encostar na parte interna do vidro.

  • Higiene pessoal antes da ordenha:

Lavar mãos e braços até o cotovelo com água e sabão. Lavar as mamas apenas com água. Evitar conversar durante a ordenha e usar máscara para evitar contaminação do leite.

  • Como conservar o leite ordenhado?:

O leite materno pode ser armazenado por até 15 dias no freezer e por até 12 horas na geladeira.

  • Como administrar o leite congelado?:

Descongelar em banho maria, agitando o frasco lentamente para que não sobre nenhuma pedra de gelo. Nunca descongelar no micro-ondas. Depois de descongelado, separe a quantidade que será administrada para a criança e deixe aquecer até ficar morno, nunca ferva o leite materno pois ele perde suas propriedades protetoras. O restante do leite descongelado que não foi aquecido e não for usado, pode ficar na geladeira por mais 12 horas após o descongelamento.

Converse com seu Pediatra para decidirem juntos qual a melhor opção para sua família. Se precisar de pediatra em Belo Horizonte, estamos à disposição!

Quer mais informações sobre o Leite Materno? Leia nosso post: http://www.mirimpediatria.com.br/#!Por-que-o-Leite-Materno-é-o-melhor-alimento-do-mundo/vavn7/56e9b8e00cf290399f464cf3

Fontes:

- Caderneta de saúde da Criança - MS 2015

- Manual de Orientação do departamento de nutrologia da SBP


201 visualizações

Telefones de contato:

       Mirim Consultório Pediátrico

(031) 2510-2011

(031) 97111-1767

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon