• Dra. Tânia Antunes Carvalho

O que é Bronquiolite? Leia aqui como proteger o seu filho!

Todo ano com a chegada do inverno observamos um aumento de casos de doenças respiratórias. Resfriado, gripe, bronquiolite, piora da asma… Mas não é o frio que faz as crianças, e até os adultos, adoecerem!!! Com o clima mais frio procuramos ficar em lugares fechados, mais quentes que o ambiente lá fora: shoppings, restaurantes, lojas, cinemas. Além disso fechamos todas as janelas das nossas casas, da salas de aula, dos carros, dos ônibus. Essa aglomeração de pessoas associada à ambientes pouco ventilados facilita a disseminação dos vírus, principais responsáveis pelas doenças respiratórias no inverno. Uma criança gripada em uma sala de aula fechada é capaz de contaminar várias outras!

Já falamos sobre a gripe em um post anterior: http://www.mirimpediatria.com.br/#!Previnase-contra-a-gripe/vavn7/5720a0b50cf228a96f1429ac, agora vamos falar da bronquiolite, doença frequente no inverno.

#1 - Por que devo me preocupar com isso?

A bronquiolite foi responsável por 28% das internações hospitalares por doenças que acometem o pulmão, em crianças menores de 1 ano em Belo Horizonte nos anos de 2008 e 2009.

#2- O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma doença causada por vírus que compromete o pulmão e acomete crianças menores de 2 anos de idade. Os sintomas iniciais são semelhantes aos de um resfriado (nariz escorrendo, tosse), pode ou não dar febre, mas evoluiu com piora e a criança fica cansada e começa a chiar. Por definição é o primeiro episódio de “chiado” em crianças menores de 2 anos de idade.

#3- Qual é a causa?

A bronquiolite é uma doença causada por vírus. O principal deles é o Virus Sincicial Respiratório, responsável por até 80% dos casos.

#4- Como é transmitida?

Assim como a maioria das doenças infecciosas respiratórias, a bronquiolite é transmitida pelo contato com secreções da boca e nariz de pessoas contaminadas.

O espirro produz partículas que disseminam o vírus, mais um motivo para evitarmos levar as crianças em lugares fechados e pouco ventilados, a chance de alguém doente espirrar perto delas é muito grande!

#5- Quais os grupos de risco?

Crianças nascidas prematuras, com doença pulmonar crônica, menores de 3 meses de idade, com doenças no coração ou com alguma deficiência no sistema imunológico são as que possuem maior risco de apresentar a forma grave da doença.

#6- Como evitar?

Assim como todas as doenças causadas por vírus, medidas simples podem diminuir muito as chances das nossas crianças se infectarem:

• Lavar a mão com água e sabão ou usar álcool

• Evitar ambientes fechados e com muitas pessoas

• Manter as janelas das salas de aula abertas

• Evitar contato com pessoas resfriadas.

• Vacinar anualmente todas as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade contra a gripe

#7- Qual o tratamento?

Não existe tratamento específico para a doença. As principais medidas são de suporte: hidratação, limpeza nasal, oxigênio quando necessário. O Pediatra depois de examinar a criança saberá orientar o que deverá ser feito!

#8- O que é palivizumabe?

O palivizumabe é um anticorpo contra o Virus Sincicial Respiratório que é administrado nos meses que antecedem o inverno, apenas para pacientes específicos dos grupos de risco. É uma forma de reduzir a incidência da doença grave nas crianças mais susceptiveis. Não está disponível para uso na população de forma geral.

Vamos proteger nossas crianças no inverno, evitando ambientes fechados e vacinando contra a gripe!

Se o seu filho adoecer, procure um Pediatra para avaliá-lo! Se precisar de Pediatra em Belo Horizonte, estamos à disposição!

- Pediatria Ambulatorial 5º edição - Bronquiolite Viral Aguda

- Uptodate: Bronchiolitis in infants and children: Treatment; outcome; and prevention

- Uptodate: Bronchiolitis in infants and children: Clinical features and diagnosis

#bronquiolite #inverno