- André Botinha
Previna-se contra a gripe!
Em Belo Horizonte, o início da Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi antecipado para o dia 25 de abril e a vacina já está disponível nos Centros de Saúde.
#1. O que é a gripe?
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada.
Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia (falta de apetite), assim como sintomas respiratórios com tosse, dor de garganta e coriza (nariz escorrendo).
A infecção, geralmente, dura cerca de uma semana.
#2. Como os vírus são transmitidos?
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
O que posso fazer para diminuir as chances de transmissão?
#3. Existe mais de um tipo de vírus?
Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C.
O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.
Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais (outono e inverno), sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A (H1N1) e A (H3N2) circulam atualmente em humanos.
Algumas pessoas, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com certas doenças possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza.
A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da doença.
#4. Existe mais de um tipo de vacina?
Sim! Existem as vacinas trivalente e tetravalente.
As diferenças entre as vacinas estão explicadas neste texto da Sociedade Brasileira de Pediatria de autoria de José Geraldo Leite Ribeiro.
O Informe da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016, do Ministério da Saúde, pode ser acessado na íntegra aqui.
Fontes:
1. Portal da Saúde - Influenza. Disponível aqui.
2. Sociedade Brasileira de Pediatria - Esclarecimento sobre as vacinas Influenza 2016
3. Ministério da Saúde: Informe Técnico - Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza