- Dra Tânia Antunes Carvalho
Por que o Leite Materno é o melhor alimento do mundo?

O leite materno é um alimento completo, que consegue suprir todas as necessidades dos bebês do nascimento até os 6 meses de vida. Por isso não podemos dar água, chás e sucos para nossos pequenos, acredite, o leite materno além de alimentar, também mata a sede! A alimentação complementar deve ser iniciada, idealmente, após o 6º mês de idade.
Amamentar uma criança não é fácil, mas os benefícios para a mãe e bebê compensam todo o esforço! O pediatra ajuda muito durante esse processo. Se tiver dificuldade em amamentar, não pense duas vezes antes de procurar o pediatra do seu bebê!
O aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida é uma recomendação mundial, apoiada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Infelizmente no Brasil nem todas as mães conseguem seguir essa orientação, já que a grande maioria das trabalhadoras possui apenas 120 dias de licença maternidade. A licença de 6 meses é válida apenas para as trabalhadoras de instituições que aderiram ao Programa Empresa Cidadã, atualmente, menos de 10% das registradas no Brasil… Já passou da hora disso mudar, não é mesmo?
Vamos falar agora das principais vantagens, já que é impossível falar de todas, do aleitamento materno para o bebê e para as mamães:
Benefícios Imediatos:
#1- É de graça!!
# 2- Facilita perda de peso da mãe após o nascimento
#3 - Melhora a função intestinal do bebê:
Estimula o crescimento e a motilidade do intestino da criança.
#4- Reduz a taxa de mortalidade e a gravidade da doença no bebê:
Durante o período em que recebe leite materno os bebês são mais potegidos. O leite materno possui componentes antimicrobianos que não são digeridos pelas enzimas digestivas, além de conter células brancas (neutrófilos e macrófagos) e anticorpos, responsáveis por combater microorganismos. Protegem principalmente contra doenças intestinais, respiratórias, otite e infecção urinária.
Sim, os bebês que recebem leite materno tem menor chance de morrer do que bebês que recebem fórmula infantil !!
#5- Reduz o stress materno e fortalece o vínculo da mãe-bebê:
Bebês amamentados ao seio estão menos propensos a sofrer abuso e negligência materna.
Benefícios a longo prazo:
#1 - Redução na incidência de câncer na infância:
Principalmente leucemia e linfoma, alguns estudos relatam redução de até 20% do risco!
#2- Reduz a incidência de Câncer na mãe:
Amamentar reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e ovário.
# 3 - Reduz o risco de desenvolvimento de Diabetes tipo I na criança:
Acredita-se que a beta-caseína, uma proteína derivada do leite de vaca, presente nas fórmulas infantis está relacionada com o desenvolvimento de Diabetes mellitus tipo I. Bebês que recebem leite materno são menos expostos à essa proteína!
# 4- Melhora o desenvolvimento:
Melhora a função visual e auditiva das crianças, principalmente pela presença do DHA, componente importante para o desenvolvimento do cérebro, olhos e células sanguíneas. Além disso, reduz o risco de desenvolvimento de doenças de comportamento aos 5 anos de idade.
Se você amamenta o seu filho e quer ajudar, doe leite materno. Muitas mães de bebês internados não conseguem oferecer leite suficiente para eles. O leite doado é pasteurizado e então oferecido aos bebês que mais precisam! Funcionárias do Banco de Leite buscam o leite ordenhado na sua casa, no horário combinado!
Em Belo Horizonte temos o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, com postos de coleta no Hospital das Clínicas e no Hospital Sofia Feldman:
Maternidade Odete Valadares: telefone 31 33375678.
Posto de coleta do Hospital das Clínicas: 31 34099426
Posto de Coleta do Hospital Sofia Feldman: 31 34082235
Cadastre seu e-mail para receber semanalmente nossas notícias. Se precisar de pediatra em Belo Horizonte, entre em contato conosco!

mitay EL, Keinan-Boker L. Breastfeeding and Childhood Leukemia Incidence: A Meta-analysis and Systematic Review. JAMA Pediatr 2015; 169:e151025.
UK Childhood Cancer Study Investigators. Breastfeeding and childhood cancer. Br J Cancer 2001; 85:1685.
Uptodate: Infants benefits of breastfeeding
Mortensen EL, Michaelsen KF, Sanders SA, Reinisch JM. The association between duration of breastfeeding and adult intelligence. JAMA 2002; 287:2365.
Uptodate: Maternal and economic benefits of breastfeeding
Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Ministério da Saúde, 2009.
http://www.fhemig.mg.gov.br/servicos/coleta-e-doacao-de-leite-materno