• Dra Tânia Carvalho

Volta às aulas: Confira aqui tudo que você precisa saber para diminuir o peso das mochilas!


Volta às aulas e como sempre o mesmo problema: a mochila está muito pesada! E agora? O que fazer?

O excesso de peso nas mochilas é um assunto que sempre preocupa os pais, e com razão! A Academia Americana de pediatria acredita que cerca de 60% dos casos de dor na coluna e nos ombros de crianças e adolescentes são causados por mochilas muito pesadas.

# 1- Qual o peso máximo da mochila que meu filho pode carregar?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e com o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia, o ideal é que o peso das mochilas não ultrapasse 10% do peso da criança.

# 2- O que o excesso de peso pode causar?

Os principais problemas de carregar excesso de peso nas costas são: má postura, dor e dificuldade de locomoção.

  • Confira aqui medidas simples que podem reduzir o impacto das mochilas pesadas na saúde do seu filho:

#1 - Preferir os modelos com rodinhas:

- As mochilas com rodinhas, se usadas de maneira correta, são mais confortáveis pois com elas as crianças não precisam suportar o peso dos materiais.

- A alça do carrinho deve ficar ao alcance da mão a uma altura que a criança com a coluna ereta consiga puxá-la, sem desalinhar os ombros.

- Sempre puxá-la com os dedos voltados para trás, posição que não provoca rotação do tronco.

- Ao subir escadas a criança deve carregar a mochila para evitar acidentes!

#2- Na hora de comprar mochilas, escolher as mais leves:

- O ideal é que o peso da mochila vazia não exceda 500g.

#3- Escolher as mais confortáveis:

- A mochila deve ter 2 alças e elas devem ser acolchoadas, de uma largura que não ultrapasse o tamanho dos ombros.

- Prefira aquelas com acolchoamento posterior, para proteger as costas de objetos pontiagudos.

- Mochilas que possuem uma tira na região da cintura, distribuem o peso de maneira mais uniforme.

#4- Orientar as crianças e adolescentes sobre a postura correta ao carregar a mochila:

-Usar sempre as duas alças ao mesmo tempo.

- Ajustar a mochila rente ao tronco, cerca de 5cm acima da linha da cintura.

- Ao agachar dobrar os joelhos. Nunca inclinar as costas carregando peso.

# 5- Organizar a mochila diariamente:

-Preferir cadernos de uma matéria àqueles de 10 matérias.

- Levar somente o material necessário para aquele dia.

- Colocar os objetos mais pesados no centro da mochila.

# 6- Papel da escola:

  • Fornecer armários para os estudantes deixarem os materiais.

  • Possuir rampas para facilitar a locomoção com as mochilas de rodinhas

Fontes:

  • www.into.saude.gov.br

  • Uptodate: Back pain in children and adolescents: Overview of causes

  • American Academy of pediatrics: Backpack Safety

  • Sociedade Brasileira de ortopedia pediátrica

  • Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: www.sbot.org.br/mochila adequada

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