• Dra. Tânia Carvalho

Como cuidar do umbigo de um recém-nascido?


O cordão umbilical é a ligação entre o bebê e a placenta durante a gravidez. Por ele o bebê recebe todo o oxigênio e nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. É formado por uma veia, que leva o sangue rico em oxigênio e nutrientes da mãe para o bebê e duas artérias, que levam o sangue pobre em nutrientes de volta para a placenta.

Após o nascimento, o coto umbilical, também conhecido como umbigo, precisa de alguns cuidados especiais. Apesar de todo o receio em torno do cuidado com o umbigo, a sua manipulação não causa dor!

O umbigo “cai” normalmente entre o sétimo e o vigesimo primeiro dias de vida. Durante esse tempo ele passa de uma cor amarelo-translúcida ao nascimento para uma cor escura, quase preta. Esse processo faz parte da mumificação do coto umbilical e é essencial para a cicatrização e posterior “caida” do umbigo.

O coto umbilical deve ser lavado durante o banho com água e sabão. Após o banho deve ser secado com toalha limpa e envolto em uma gaze molhada com álcool 70%, segundo recomendação do Ministério da Saúde. Nos meninos, sempre posicionar o umbigo para cima, evitando a ocorrência de queimadura quimica, provocada pelo contato do álcool com a pele delicada do pênis do bebê. Nas meninas o umbigo pode ficar em qualquer posição. Após a queda do umbigo resta uma ferida que se cicatriza por completo em aproximadamente de 10 dias.

Nunca deve-se colocar moedas, ou qualquer outro tipo de objeto e substância, como borra de café, fumo de rolo, folhas, sobre o umbigo já que isto aumenta o risco de infecção. Também é proibido enfaixar a barriga do bebê pelo risco de asfixia, uma vez que os recém-nascidos precisam da movimentação abdominal para respirarem.

Procure o pediatra em caso de vermelhidão, calor, dor e saída de secreção amarelada, semelhante a pus ao redor do umbigo.

Fontes:

Tratado de Pediatria - Nelson 18ª edição.

Pediatria Ambulatorial - 5ª edição.

Ministério da Saúde - Caderneta de Saúde da Criança.

#umbigo #recémnascido #cuidado

284 visualizações

Telefones de contato:

       Mirim Consultório Pediátrico

(031) 2510-2011

(031) 97111-1767

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon